Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

quarta-feira, 25 de março de 2009

Dinacharya


Dinacharya é o nome que a Ayurveda dá à prática consciente de nossa rotina diária. Rituais que deveriam ser feitos todos os dias para fortalecer e desintoxicar o corpo e a mente, aumentar o prana (energia vital) para promover saúde e prevenir futuros desequilíbrios orgânicos e energéticos. Assim, repetindo estas ações diariamente, adquirimos um hábito que nos trará benefício. Insere-se também nesta prática a observação dos horários do dia que, assim como o nosso corpo, são regidos pelos doshas em períodos cíclicos de acúmulo (samachya), domínio (prakopa) e alívio (prashama).

Observando os doshas e de acordo com o sushruta, o Dinacharya deveria ser assim:

1. Levantar com o nascer do sol.
2. Reverência e agradecimento, irradiar felicidade para todos os seres.

Das 6 ás 10 da manhã, é o horário com predomínio da energia Kapha, sendo assim, devemos estimular o nosso agni (fogo digestivo), praticar esportes ou yoga e principalmente executar a limpesa de nosso corpo:

3. Tomar uma xícara de água morna com gotas de limão em jejum para estimular o agni (fogo digestivo)
4. Fazer sua higiene - Evacuar, urinar, raspar a língua, escovar os dentes e tomar banho. Fazer jala neti se necessário.
5. Pingar 1 gota de óleo morno ou ghee nas narinas.
6. Praticar ásanas, pranayama e meditação
7. Tomar café da manha de acordo com seu dosha, sendo que kapha deveria ficar em jejum até as 10 da manhã.

Das 10 ás 14 horas, é horário de de Pitta em nosso corpo e na natureza- o sol está quente e o agni alto, portanto é hora de comer! Se você não está com fome neste horário, deve estimular seu agni: tomar um chá de gengibre ou mesmo mastigar uns pedacinhos pode resolver.

8. O Almoço deve ser a principal refeição do dia e não devemos dormir após esta refeição, mas sim descansar por 20 minutos ou dar uma leve caminhada.

Das 14 ás 18 horas, a energia de criatividade Vata predomina, assim devemos aproveitar essa energia para o trabalho e a execução de tarefas que exigem movimento e agilidade, observando que no final deste período Kapha volta a acumular.

9. Após o trabalho, fazer uma pequena prática de pranayama

Das 18 ás 22 horas, Kapha volta a predominar e devemos, assim como o sol, nos recolher, diminuir nosso ritmo e nos preparar para dormir e descansar.

10. O jantar deve ser no máximo até às 20h, e devemos dar preferência a alimentos mais leves como sopas e nunca dormir de estômago cheio.

Assistir televisão e filmes violentos antes de ir para a cama é desaconselhável pois além de agravar Vata, inquietamos ainda mais a mente, levando estas impressões para nossos sonhos.

Das 22 ás 2 horas, Pitta volta a acelerar nosso metabolismo, mas se estamos dormindo, este fogo é direcionado para dentro de maneira que ele trabalha para a limpeza sutil e o rejuvenecimento do nosso corpo. Mas se estamos ainda acordados tendemos a utilizar esta energia novamente com a alimentação, sobrecarregando o sistema digestivo.

Das 2 ás 6 horas, é um horário perfeito para meditar e terrível para quem tem insônia porque Vata está predominante. Quem medita precisa dormir menos, pois dormir e meditar nos conecta com outra realidade além de rejuvenecer nossas células cerebrais.

Quando tomamos consciência das influências destes cilcos em nosso organismo, e do impacto que eles causam, podemos nos programar para aumentar, diminuir ou neutralizar seus efeitos negativos e positivos em benefício de nossa saúde e felicidade.

Um comentário: