Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

sexta-feira, 13 de março de 2009

Jala Neti


Jala significa água e neti purificação das mucosas nasais. Assim, jala neti é a limpeza da mucosa nasal feita por água salgada. Segundo o yoga e a medicina ayurvédica, a prática do jala neti é indicada para males dos seios frontais e nasais, como sinusite, enxaquecas, rinites, corizas e resfriados pois elimina o excesso de muco e toxinas que se acumulam nessa região. Favorece a saúde cerebral, proporcionando clareza, vivacidade e tranqüilidade à mente aos sentidos. Equilibra prana – a força vital que entra em nosso corpo principalmente através da respiração e se concentra na cabeça, além de ajudar a sutilizar a percepção dos sentidos.

O jala neti é feito com água morna e salgada mas, com a finalidade de tonificar os vasos sanguíneos da região nasal e melhorar a circulação local, pode-se utilizar água fria. A prática é contra indicada para pessoas que sofrem de hemorragias nasais freqüentes.

Veja como fazer o kríya:

Para fazer o jala neti, utiliza-se de um pequeno bule de cerâmica chamado lota. Acrescente uma colher rasa de cafézinho de sal (aproximadamente 2g) para 200ml de água morna. Fique em pé, com o tronco ligeiramente inclinado para frente e incline a cabeça para o lado direito; abra a boca (é por ela que você irá respirar durante a limpeza) e tranque a entrada da garganta. Coloque o bico do lota na narina esquerda e incline-o, permitindo que a água entre por uma narina essa e saia pela outra. A passagem da água deve ser natural e sem esforço, mas pessoas com os seios nasais muito obstruídos por mucosidade perceberão uma resistência para a passagem da água. Não desista! Tende do outro lado e repita a operação na primeira narina novamente. Após a limpeza, recomenda-se a execução de kapálabháti a fim de extrair o restante da água e muco.

Importante:Se a água estiver pouco salgada, isso causará dor durante a limpeza, se estiver demasiadamente salgada, causará ardência na mucosa nasal.

2 comentários:

  1. Oi Diane, Adorei seu blog. Descobri a página procurando informações sobre o Jala Neti. Realizei o processo pela primeira vez ontem, na escola onde pratico Yoga. Gostei bastante, apesar de ter me atrapalhado um pouco na hora de posicionar a cabeça e respirar pela boca. Vou adicionar vc aos meus favoritos, ok?
    Grande abraço!
    Namastê!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rofrigo, que bom que você gostou do meu blog. Tenho um amigo aqui em Florianópolis que produz Lota de cerâmica com esmalte orgânico. Se tiveres interesse me dá um toque, pois a maioria dos lotas do mercado são de plástico e como esta prática é feita com água quente, em contato com o plástico são libetradas dioxinas, bem tóxicas pro nosso organismo.
    Namasté!

    ResponderExcluir