Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

quinta-feira, 19 de março de 2009

O Ayurveda

Ciência e Tradição 




A Ayurveda é considerada a mais antiga medicina sistematizada da humanidade, é principalmente conhecida por terapia Ayurvédica ou medicina indiana. Sua fundamentação terapêutica é abrangente e integrativa, tendo uma abordagem que considera todos os níveis de existência humada. Mesmo que seus primeiros registros datem mais de 5.000 anos, o Ayurveda mostra-se, ainda hoje, extremamente eficaz para o tratamento de centenas de males. Seu método simples e claro de observar e entender a natureza e o homem – através dos doshas e dos cinco elementos fundamentais, podem ser aplicados a tudo, em qualquer época e em qualquer lugar e por esta razão, seu conhecimento é considerado atemporal e infinito.

Veda = conhecimento

A medicina ayurvédica é um sistema terapêutico baseado nas milenares escrituras conhecidas como Vedas, textos considerados sagrados pelos hindus e pilares da tradição védica. Os vedas nos ensinam como devemos agir para termos uma vida saudável e gozarmos de saúde plena - física, mental e espiritual.

Ciência da vida - como a Ayurveda pode ser traduzida, enfatiza terapias promotoras de saúde e desintoxicação. Nos tratamentos, massagens com óleos e plantas medicinais, orientações alimentares e de rotina diária, uso de especiarias e o de ervas na alimentação estão sempre presentes. Nesta proposta, o tratamento é plenamente baseado na teoria tri-dosha.
Essencialmente o ayurveda nos convida ao auto-conhecimento, a observar como “eu” interajo com o mundo e de que maneira o movimento e as qualidades da natureza se manifestam em mim. Um bom exemplo é a mudança das estações e suas influencias no organismo e como elas podem espelhar “meu” metabolismo, mente e emoções.
 


O ayurveda considera muitos aspectos terapêuticos, tendo como foco principal a alimentação - e a qualidade dos processos digestivos, o uso de ervas terapêuticas para tratar enfermidades, aumentar a vitalidade e promover beleza e longevidade, mas ainda preconiza terapias que vão muito além:  indica maneiras de eliminar características de personalidade ruins, aumentar o intelecto e acessar através do estudo e auto-observação uma inteligência primitiva que nos direciona a escolher de maneira natural o que nos equilibra e nos faz bem. Para o ayurveda, saúde não é um lugar onde chegamos e ali permanecemos estáticos e protegidos como dentro de uma bolha, mas sim um caminho eterno de escolhas feitas com inteligência e bom senso:  Ayurveda significa  conhecimento da vida e é referida como a ciência do bem viver.


continue a ler:
Os doshas parte I - A teoria tri-dosha
Os doshas parte II - Vata e seus vayus
Os doshas parte III - Pitta e seus subdoshas
Os doshas parte IV - Kapha e suas subdoshas

Nenhum comentário:

Postar um comentário