Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

sexta-feira, 17 de abril de 2009

..:Os doshas:.. parte I

a teoria dos cinco elementos fundamentais 




Existem muitas madeiras de explicar o funcionamento do corpo e da mente humana, o modelo biomédico ocidental os explica através principalmente da fisiologia e da bioquímica. Na medicina ayurvédica, estes conceitos são um pouco diferentes: estão integralmente fundamentados na teoria dos cinco elementos fundamentais ar, éter, fogo, água e terra que por sua vez possuem fundamentação cosmológica na filosofia Samkya. 

 Para a ayurveda tudo no universo é formado apartir destes elementos, tal como o ser humano, as plantas e os alimentos. Se os cinco elementos são os “ingredientes” da matéria, proporções diferentes deles podem formar “receitas” diferentes. Assim, os seres humanos podem ser encaixados em três grupos principais, de proporção dos cinco elementos presentes em sua constituição:



Em uma consulta com um terapeuta ayurvédico o primeiro foco é descobrir em qual destes biotipos o paciente pode ser englobado.


Este conceito é chamado de teoria tri-Dosha, ou teoria dos Doshas que servem como fundamentação para todas as práticas terapêuticas e estudos da Medicina Ayurvédica. O Dr.Vasant Lad, explica que todas as substâncias orgânicas e inorgânicas são derivadas apartir desses cinco elementos fundamentais. O elemento éter se relaciona com o espaço, e pode ser exemplificado como a energia nuclear,  a primeira expressão da consciência. O elemento Ar é o princípio do movimento e comanda os movimentos sensoriais e de movimento ou motores. O elemento Água é um líquido considerado como solvente universal e no corpo humano pode ser encontrado no plasma, nos líquidos intra-celulares, nos fluidos da coluna - medula óssea , nas secreções glandulares e secreções das mucosas gástricas, no suor e na urina. A Terra é o elemento que representa os minerais e as estruturas maciças do corpo. O  Fogo é o agni, energia radiante, que se manifesta atravéz do calor corporal, das enzimas digestivas, dos aminoácidos e de todas as atividades metabólicas do organismo.
 
Cada dosha se manifesta de maneira diferente e possui atributos e qualidades específicas. Estas características são quem vão definir a personalidade, o metabolismo, a estrutura física e psíquica e toda a relação que a pessoa tem com o mundo externo. O dosha pode ser considerado o nosso DNA energético, e não pode ser mudado durante a vida, mas muitas vezes, pessoas quando muito desequilibradas, passam a apresentar características de outro doshas que não aquele herdado de nossos pais na hora da concepção. 

Os três doshas princiapis podem, por suas vez, se recombinar formando mais 7 biotipos:


Vata-Pitta
Vata-Kapha 
Pitta-Vata 
Pitta-Kapha
Kapha-Vata
Kapha-Pitta e 
Vata-Pitta-Kapha. 

continue a ler:
Os doshas parte II - Vata e seus Vayus
Os doshas parte III - Pitta e seus subdoshas
Os doshas parte IV - Kapha e seus subdoshas

Nenhum comentário:

Postar um comentário