Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

terça-feira, 28 de abril de 2009

..:..A pele e os óleos..:..


A pouco uma paciente me perduntou: mas porque tanto óleo?


A pele é o maior órgão do corpo humano. Esta camada altamente vascularizada que, além de proteger o nosso corpo, causar sensações de prazer e dor e regular nossa temperatura, é uma inteligente membrana permeável. Nos tratamentos ayurvédicos podemos observar uma grande variedade de modadalidades de massagens utilizando óleos medicados com ervas, pós de plantas, óleos essênciais e uma infinidade de pastas e cremes orgânicos.
A ayurveda aproveita este caminho para os medicamentos pois compreende a imporância deste órgão. Todos estes medicamentos entram em nosso corpo pela pele. Por esta razão devemos sempre cuidar muito bem daquilo que passamos em nosso corpo. Óleos minerais não são indicados, pois entopem os póros podendo causar inflamações. Procure sempre usar um óleo vegetal, de preferência orgânico de acordo com seu dosha, principalmente quando o clima está seco.

Vata deve preferir óleos mais pesados, nutritivos e quentes como o gergelim; Pitta deve optar por um óleo com qualidades frias como o côco babaçú e o girassol e Kapha óleos quentes e leves como mostarda e semente de uva, lembrando que kapha não deve exagerar na oleação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário