Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Os Doshas Parte III

Pitta e seus subdoshas
A Ayurveda ensina que a inteligência do universo se expressa em nós através da combinação biológica dos cinco elementos. Quando a proporção dos elementos Fogo e água estão em maior quantidade na constituição de um organismo em relação aos outros elementos (éter, ar e terra), dá-se o nome de Pitta ou Dosha Pitta a este biotipo.


Pitta representa a combustão do fogo. As pessoas de biotipo Pitta tem estrutura corporal mediana e boa musculatura. Apresentam metabolismo rápido, sede excessiva e muita fome, perdendo e ganhando peso com facilidade. É comum terem olhos brilhantes, perderem cabelo cedo e ter pele oleosa e com sardas ou manchas. Empreendedores, intolerantes, competitivos e de temperamento intenso tendem a sentimentos como a raiva e desequilíbrios orgânicos inflamatórios. São questionadoes, tendem a argumentar muito e gostam de uma boa discussão possuindo uma inteligência muito aguçada. Como Pitta vem de fogo, as pessoas desta constituição são quentes, de forte magnetismo pessoal, intensos e apaixonados, não suportando temperaturas muito elevadas pois também suam muito. Reagem ao mundo atravéz da visão importando-se muito com a beleza das coisas. Quando desequilibrado, Pitta desenvolve doenças inflamatórias e ligadas ao calor como gastrite, queimação, psoríase, acne, hepatite e artrite. É muito comum relatarem diarréias frequentes, odor forte no suor, irritabilidade quando ficam muito tempo sem comer e intolerância a alimentos muito gordurosos.


Atributos: quente, leve, penetrante, oleoso , móvel e líquido
No corpo, Pitta é responsável pelo metabolismo e por tudo que envolve transformação, como a digestão dos alimentos. Seu órgão sede é o intestino delgado e pode ser encontrado nos olhos, oleosidade da pele, sangue, fígado e vesícula biliar, glândulas sebáceas, suor e no estômago na forma das enzimas digestivas.

Aromas, especiarias e dieta com características doce, amarga, fresca e adstringente ajudam a equilibrar este biotipo.



Os subdoshas de Pitta
1. Pachaka Pitta é a forma do fogo que digere as coisas, uma grande fornalha presente em nosso corpo representada pelas enzimas digestivas, o ácido clorídrioco, a pepsina e o suco digestivo intestinal. Está localizado no estômago e também na saliva na forma de pictialina. Pachaka Pitta é responssável pelo agni (fogo) central do nosso corpo (jathara agni), governando a digestão no estômago.

2. Ranjaka Pitta é a forma do fogo que promove cor, está localizado no fígado e no espleno. Ranjaka promove a cor a todos os tecidos do corpo, pele, cabelos, olhos, sangue, bile, fezes, urina etc. É também a inteligência que promove o equilibrio químico do sangue e a distribuição de nutrientes pela corrente sanguínea, sendo relacionado com a síntese de hemoglobina, com as células vermelhas e com a medula óssea. Desordens em panchaka pitta incluem hepatite, anemia, fadiga crônica e colesterol alto. Podemos observar o desequíbrio de Ranjaka Pitta também atravéz da esclera nos olhos - quando está amarelada, pode indicar intoxicação no fígado assim como raiva excessiva, emoção conectada a este sobdosha.

3. Sadhaka Pitta significa aquilo que compleda e realisa (sad), está localizado no cérebro, manifestando-se nos neurotransmissores e no coração como parte do plexo cardíaco ou chakra do coração. É responssável por tranformar as sensações em emoções e sentimentos, em acessar informações (memória, passado, experiências) e pela auto-estima. Permite a realização do intelecto e da inteligência. Sadhaka Pitta é o fogo que determina o que é verdade ou realidade sendo relacionado a nível inferior com a busca do prazer e a nível superior com a busca da realização espiritual. Esta energia mental, também é responssável pela digestão das impressões e idéias. Em desequilíbrio provoca a perda da clareza, confusão e desilusão, perda da capacidade de distinguir realidade e fantasia, perda de memória, indecisão e problemas cardíacos. A compreensão de sadhaka pitta é a compreensão de todo o complexo neuro-químico de nosso corpo.

4. Alochaka Pitta está presente nos olhos. É a forma do fogo que governa a percepção visual transforma a imagem óptica em sensação óptica. A expressão física de alochaka pitta é chamada re rhodopsina no modelo biomédico ocidental, responssável por gerar impulso visual. Promove a percepção e digestão da luz e a percepção clara da mente e da alma. Etá relacionado com as emoções através das lágrimas. Em desequilíbrio sinais como conjuntivite, queimação nos olhos, fotofobia, e confusão na percepção das coisas aparecem.

5. Bhrajaka Pitta tem sede na pele. É responssável pela compleição, o brilho e o lustro da nossa pele, processando os óleos provenientes das glândulas cebáceas para nutrição da mesma. Promove a sensação do toque, da dor e a regulação da temperatura do corpo. Em desequilíbrio provoca eczema, dermatites, acne e perda da sensibilidade tátil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário