Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

terça-feira, 19 de maio de 2009

Os doshas parte IV

 Kapha e seus subdoshas

A Ayurveda ensina que a inteligência do universo se expressa em nós através da combinação biológica dos cinco elementos. Quando a proporção dos elementos água e terra estão em maior quantidade na constituição do corpo e da mente de uma pessoa em relação aos outros elementos (éter, ar e fogo), dá-se o nome de Kapha ou Dosha Kapha ao biotipo.


Kapha pode ser representado pelo peso do barro molhado, matéria pura e forte para todas as estruturas imagináveis. As pessoas de biotipo kapha tem olhar doce, são amorosas, pacientes e muito bonitas. Apesar de resistentes, são vagarosas mas constantes em suas atividades e apreciam muito desfrutar dos prazeres da vida, principalmente os promovidos pelo paladar. Dos três doshas, é o de constituição mais forte e sólida. Possuem um andar leve e gracioso e personalidade calma e tranquila. Externamente, apresentam musculatura bem desenvolvida, pele macia, pálida e geralmente oleosa, cabelos, unhas e dentes fortes e grossos e tendem a acumular gordura na barriga, bumbum e coxas. Pegam no sono rapidamente, entrando em sono profundo e prolongado facilmente. De apetite baixo mas constante, costumam buscar consolo emocional na comida, especialmente nos doces e por esta razão tendem a engordar com facilidade tornando-se preguiçosos e sonolentos. Quando desequilibrado, tende a desenvolver doenças como obesidade, artério-esclerose, diabetes, edema e execesso de muco nos pulmões.


Aromas, especiarias, ervas e dieta com característica leve, seca, picante, amarga, adstringente e quente ajudam a equilibrar este biotipo.


Atributos: pesado, úmido, denso, frio, pegajoso, lento, suave e estável

No corpo, Kapha é responsável pela estrutura, estabilidade e lubrificação das mucosas e articulações. Está localizado no tórax, garganta, nodos linfáticos, plasma, língua, boca, sinus, massa cerebral, líquido sinovial, musculatura, pâncreas pulmão e estômago, sendo este último, seu órgão de acúmulo e sede. As emoções ligadas ao biotipo kapha são o amor e o apego.


Os subdoshas ou subfunções de Kapha


1. Tarpaka kapha significa a forma da água que produz contentamento, está presente no cérebro, medula espinhal (fluidos), bainha de mielina e meninges. É responsável pelas célualas cerebrais, pela proteção dos impulsos nervosos que transitam de um neurônio para o outro, pela capacidade de gravar e reter informações e consequentemente pela memória. Está presente nas moléculas de DNA na forma da nossa memória biológica. Tarpaka kapha ainda pode ser conectado ao sentimento de felicidade, ao contentamento a estabilidade e a busca pela felicidade interior. Lubrifica a cavidade nasal e o sinus, forcene clareza sensorial, perceptiva e espiritual e a sensação de unificação com o que é divino. Em desequilíbrio, provoca paralisias, mal de parkinson, tumores cerebrais, perda de memória e desequilíbrios piquiátricos como esquizofrenia.

2. Bodhaka Kapha eatá presente na boca, glândulas salivares e lígua. É responssável pela produção de saliva e pela captação do sabor (paladar). Lubrifica as tonsílas, a epiglote, as cordas vocais e boca. É o primeiro subdosha de kapha que se desequilibra. Em níveis mais sutís, bodhaka kapha é responsável pelo conhecimento, pela capacidade de se fazer compreender e pelo refinamento de sentir os prazeres da vida. Em desequilíbrio provoca o enfraquecimento das papilas gustativas e da secreção de saliva pelas glândulas salivares, enfraquece a captação dos sabores (por isso a necessidade de comer mais) e aumenta o sentimento de apego.

3. Kledhaka Kapha é a forma de Kapha que promove o umedecimento ou lubrificação no trato gastro intestinal, podendo ser representado pelo muco que reveste e protege as paredes do estômago contra a corrosividade dos sucos digestivos. Kleda significa hidratação, liquefação e promove a hidratação de todas as células e tecidos e providencia energia para a pessoa após o consumo de alimentos. Em equilibrio, kledaka promove contentamento, satisfação e a necessidade de pequenas quantidades de alimentos. Em desequilíbrio, provoca ansiedade, insegurança, sentimento de solidão e necessidade de ingerir grandes quantidades de alimentos.

4. Sheleshaka Kapha presente nas articulações, é o líquido que promove proteção e lubrificação nas articulações facilitando os movimentos. Promove força aos ligamentos e suporte a todo o sistema esqulético. Artrites degenerativas, dores ciáticas, artrites reumatóides e articulações rígidas e barulhentas são exemplos de desequilíbrios neste subdosha.

5. Avalambaka kapha significa aquilo que dá suporte. Responssável pela integridade funcional, este subdosha está presente no sitema cardiovascular e respiratório. Representado pelas secreções brônquicas e pelo fluido pericardial, ajuda nas trocas gasosas, protege os pulmões e os alvéolos (permeabilidade) e protege o músculo cardíaco. Coragem, compaixão , confiança e amor são qualidades promovidos também por este subdosha que em desequilíbrio provoca sensação de peso no peito, ansiedade, apego, letargia, dores lombares, bronquite, asma, enfizema pulmonar e pneumonia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário