Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

segunda-feira, 4 de maio de 2009

..:Pinda Sweda:..

O pinda sweda é uma massagem feita com trouxinhas quentes de arroz previamente preparado com ervas tonificantes e nutritivas e leite. Por ser um tratamento altamente nutritivo e relaxante, é indicada para todas as doenças vata, principalmente as que são acompanhadas de desnutrição e inflamação e quando Ojas* está baixo. Grande terapia de rejuvenecimento (rasayana), tonifica o corpo deixando-o forte e nutre a pele promovendo brilho e beleza.

* substância sutil que produz a sensação de felicidade, contentamento e prazer em nosso corpo, pode ser representada pela serotonina na medicina ocidental.

Indicações: doenças do sistema nervoso, seqüelas de AVC (derrame): trabalha tonificando a musculatura, doenças degenerativas como distrofia muscular progressiva, polinefrite, artrite, rigidez articular, dificuldade de movimentação e confusão nos sentidos.
Contra indicações: excesso de ama (toxinas) no corpo, condições kapha como obesidade e letargia e em pessoas com pele muito oleosa e acneica.


Antes do pinda sweda, a ayurveda indica que seja realizado um shirolepa, que conciste em uma pasta com iogurte e ervas nutritivas como o brahmi, ashvaganda ou bala no topo da cabeça.


ao lado, flor de Sida Cordifólia, o Bala utilizado neste tratamento



imagem: http://www.flickr.com/photos/yoga-vidya/

Nenhum comentário:

Postar um comentário