Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

segunda-feira, 8 de junho de 2009

..: Nasya :..

O olfato é dos cinco sentidos, o mais próximo ao cérebro e o mais rápido a ser percebido pela consciência, além de estar intimamente conectado a nosso centro de memória. Para cuidar deste órgão tão importante, a ayurveda indica a terapia do Nasya.
O Nasya é administração de medicamento em forma de pó ou óleo na cavidade nasal É indicado para desequilíbrios no subdosha prana, responsável principalmente pela clareza mental e pelas funsões sensoriais. Sua aplicação ajuda a corrigir disturbios ligados a mente, a criatividade e a desorganização e embotamento enegético na região da cabeça. Orgânicamente, esta terapia é indicada em problemas como renites, sinusites, alergias, dores de cabeça, insônica ou sono agitado e leve, excesso de muco e ressecamento na região. Antes da aplicação do óleo ou do pó, deve ser feito no paciente um shiro abhyanga (massagem manipulando os pontos marma da cabeça e pescoço) e 10 minutos de swedana local (aplicação de vapor). Um tratamento dura sete seções consecutivas, onde são pingadas 6 gotas de óleo em casa narina do paciente. Recomenda-se também que a aplicação seja realizada antes das 10hrs ou após as 16hrs e o paciente deve evitar assistir televisão e ouvir música alta logo após o tratamento.

O Navana Nasya utiliza óleo como elemento terapêutico, sendo que deve estar medicado com uma erva apropriada ao dosha do paciente.


Óleos para o navana nasya:
- shabindnu taila para problemas kapha;
- anu taila para tratamento de limpeza;
- panchendryia taila, para deseuqilíbrios mentais envolvendo os órgãos sensoriais e para desequilíbrios pitta;
- vacha taila: para desequilíbrios Vata e perturbações mentais;
- óleo de gergelim puro ou medicado com gengibre para Vata e Kapha.
- manteiga ghee pura levemente aquecida.

O Dhmapatana Nasya é realizado com pós de ervas, geralmente o Vachá (raíz de cálamo), mas pode ser feito com gengibre em pó, gotu-cola, alho, pimenta preta e pimenta cayenna. Esta modalidade de nasya tem o objetivo de limpar os nadis da cabeça (canais sutis) provovando bastante calor na região. Geralmente o paciente relata sentir exatamente a energia circulando por estes canais. O pó é introduzido na narina sendo soprado através de um canudo ou cone de papel. Minutos após a aplicação, deve-se lavar bem as narinas com água morna.


Aplicação de sucos
Para o tratamento de distúrbios pitta podem ser utilizados sucos no lugar de óleo e pó: aloe vera, raíz de aspargus, gotu cola e leite são aplicados para auxiliar no tratamento de queda de cabelo, dores no pescoço, zumbido no ouvido e excesso de calor na cabeça.

Namasté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário