Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

segunda-feira, 1 de junho de 2009

..:Pizhichili:..


O pizhichili é uma modalidade de abhyanga, indicada para o rejuvevecimento do sistema nervoso. Nesta modalidade de massagem um fio de óleo quente é despejado a aproximadamente 13 anguli* de distência no corpo e 15 anguli na cabeça diretamente sobre os pontos marmas. Esta distância provoca uma ação mecânica estimulante em cada ponto que toca, promovendo força aos tecidos e o aumento do fogo biológico. Geralmente durante esta prática são utilizados aproximadamente 2 litros de óleo vegetal puro ou medicado com ervas tônicas ou manteiga ghee, podendo este mesmo óleo ser reutilizado pelo mesmo paciente por até 3 vezes. Esta prática é especialmente eficaz para desequilíbrios Vata, mas variam-se os ingredientes conforme o dosha do paciente: em pessoas do biotipo Pitta pode-se utilizar também o butter milk (soro produzido na fabricação de queijo) e e no biotipo kapha vinagre.

Indicações: Este procedimento promove a produção de ojas, a essência nutritiva sutíl de nosso corpo que pode ser representada pelas endorfinas; promove clareza mental, regeneração e rejuvenecimento do corpo além de estabilizar a recepção das impressões externas pelos setidos.Em desequilíbrios Vata como ansiedade, medo, falta de prazer e felicidade na vida, deficiência muscular, insônica e fogo digestivo alterado.


A duração do tratamento é de 14 a 21 dias, sendo que o tempo é aumentado gradativamente no decorrer das seções podendo chegar, em seu auge, a durar até 2 horas para desequilíbrios vata e no final um mínimo de 10 minutos. A dieta durante este tratamento deve ser rica em picantes médios e fortes e sua base em um cereal e um feijão como o kichadi (arroz com lentilhas) bem temperado.


*Anguli: é a medida da distância da largura do dedão do paciente, esta medida é utilizada pela ayurveda para determinar com mais precisão e individualidade a localização dos pontos marmas em um paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário