Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Karna Purana - limpeza física e energética



A oleação e limpeza dos ouvidos é chamada pela ayurveda de karna purana. Esta terapia possui duas etapas: primeiro uma deliciosa massagem manipulando pontos terapêuticos no pescoço e face é realiza com óleo morno. Em seguida o paciente recebe em cada ouvido uma oleação interna também com óleo morno ou ghee (aproximadamente 5ml) com a finalidade de amolecer impurezas e nutrir o local. Na segunda etapa, um cone de cera de abelha ou parafina é colocado no orifício auditivo e sua ponta incendiada e deixada queimando por 10 minutos. Este procedimento tem a finalidade de “sugar” as impurezas físicas e energéticas através da pressão negativa causada pelo calor que ali estão impregnadas.

A segunda parte do karna purana (cone de fogo) é realizado não apenas pelos hindus, mas também por outras culturas ancestrais por todo o mundo a milhares de anos: China, Egito, Hopis (índios norte americanos), Tibetanos. Aqui no ocidente também é uma prática muito comum na medicina tradicional, eu mesma quando era criança tinha os ouvidos postos em chamas pelo menos uma vez ao ano para retirar o excesso de cera.

Muitos terapeutas e os próprios livros tradicionais que tratam deste assunto afirmam que o resíduo de cera presente no cone após o tratamento é proveniente do ouvido do próprio paciente. Hoje sabe-se que, na verdade, a maior parte deste resíduo tem origem da queima do cone de cera ou parafina. Isso pode ser facilmente constatado, basta acender um cone e deixá-lo queimando, ao final poderá ser observada a formação de resíduo.







(á direita, o cone utilizado para o karna purana e,
à esquerda os resíduos provenientes do próprio canudo acumulados após o tratamento)




Indicações:

- renites, sinusites e otites
- sinusite crônica
- perda, obstrução o embotamento de audição
- zumbido nos ouvidos
- zumbido causado por excesso de água
- excesso de cera
- irritação nos ouvidos e sinus
- dor no local
- drenagem de fluidos e secreções em caso de otites
- equilibro os fluidos no labirinto
- deficiência no nervo auditivo
- vertigens relacionadas ao ouvido interno
- síndrome de Menière
- embotamento dos sentidos
- falta de clareza mental
- desequilíbrios Vata relacionados a Prana
- desequilíbrios Pitta relaconados a alochaka e sadhaka
- mente inquieta
- aguçar a Inteligência
- apurar o olfato, audição e o paladar
- coceira no ouvido
- limpeza energética

Encontrei um texto muito interessante a respeito desta prática em um site sobre o assunto:

"O cone de ouvido era usado para abrir os centros espirituais e para limpar e clarear os corpos físicos e espirituais, bem como outros corpos áuricos. Tradicionalmente, os cones eram utilizados por curandeiros, mestres energéticos, que trabalhavam com os planos físicos e intermediários. Dentre outras coisas, proporcionam clareza na audição e visão, melhoria de olfato, paladar e percepção de cores, bem como estabilidade emocional e funcionamento mental mais aguçado. Além de agir sobre o corpo físico, os cones agem diretamente sobre o sistema de chackras para limpar e fortalecer os corpos áuricos como um todo. Tradicionalmente, os 7 primeiros cones trabalhavam para limpar e fortalecer o corpo físico e as 7 primeiras camadas do campo áurico. Cada cone SEMPRE afeta o corpo físico, e afeta também qualquer que seja a camada áurica que mais necessite de limpeza no momento. Por exemplo, o 1o cone afetaria o corpo físico ou a 1a camada áurica (corpo etérico), ou a 2a camada áurica (o corpo emocional), ou a 3a camada áurica (o corpo mental – as formas de pensamento), ou a 4a camada áurica (o corpo astral), ou a 5a camada áurica (o modelo etéreo – associado com o som “curativo”), ou a 6a camada áurica (o nível emocional do plano espiritual) ou a 7a camada áurica (o nível mental do plano espiritual – o plano da vida passada e o plano da vida atual).
No Egito, entretanto, em várias épocas, corpos áuricos eram interceptados e estimulados a liberar energia bloqueada numa seqüência. Por exemplo, o 1o. cone afetava o corpo físico e a 1a camada áurica, o 2o cone afetava o corpo físico e a 2a camada áurica, e assim sucessivamente, até os 7 primeiros cones. O 8o, 9o, 10o e 11o cones eram utilizados para limpar e fortalecer o corpo físico, e aqueles corpos do plano cósmico da existência – aqueles corpos cristalinos compostos por altas vibrações, extremamente positivas. Estes cones eram para purificar totalmente o corpo físico e para ajustar o campo áurico da pessoa, permitindo-a ressonar na sua forma mais pura, para a preparação para um serviço supremo".

Um comentário:

  1. Vcs sabem onde fazer uma Karna Purana no Rio de Janeiro/RJ?
    Estou ficando quase louca com o "zumbido" e nenhum tratamento/terapia ocidental resolveu, nem mesmo a homeopatia.
    Grata
    Cynthia Sanchez
    sanchez1cynthia@gmail.com

    ResponderExcluir