Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Prana, Tejas e Ojas - parte I

.
.
.
.
.
.
.
Prana é o nome que ayurveda dá forma mais sutil e refinada da energia vata (éter e ar) dentro do nosso corpo – também é dado o nome de prana a um subdosha de vata e a energia universal que permeia todo o cosmos. Esta energia vital é responsável pela respiração e oxigenação não apenas física mas principalmente energética nos seres humanos sendo de vital importância para o bom funcionamento dos órgãos sensoriais (tato, olfato, audição..). Anatomicamente acumula-se no crânio e no coração e energeticamente corresponde a energia que circula em nossos canais sutis chamados de nadis e nos centros psicoemocionais chamados de chakras.
.
.
.
.
.
.
.

(na imagem acima, a representação dos chakras e sua localização no corpo humano)


O prana é absorvido principalmente através da respiração e dos alimentos frescos – ricos em vitalidade. Por esta razão os exercícios de controle d
a respiração chamados de pranayamas são indicados para o aumento desta energia em nosso corpo assim como alimentos frescos e orgânicos.

Esta força também habita a natureza (prana cósmico). O sol, a lua, a terra, a chuva, a água corrente de uma cachoeira, o mar, são fontes infinitas desta energia e podem ser acessados por todos nós. Tudo que está em movimento tende a acumular mais prana – como prana circula através do ar e do éter, o movimento da água, por exemplo, faz com que esta energia permeie o elemento, tornando-se mais acessível. Uma boa experiência para confirmar a existência de prana é pegar uma água que está dentro de um recipiente fechado e movimentá-la de um copo para o outro por um minuto e comparar com o sabor da anterior, ela se torna mais fresca pois está dinamizada pela energia prânica do universo.




Segundo o livro Textbook of Ayurveda do Dr. Vasant Lad, prana é considerado uma ponte entre Purusha e Prakruti
, e é através de prana que podemos equilibrar tanto a energia feminina e lunar do nosso corpo quanto a masculina solar através de pranayamas polarizados que podem ser ensinados pelo professor de yoga ou pelo terapeuta durante um tratamento.

Prana também é responsável pela capacidade de expressão em todas as suas formas assim como a expressão da psique e pode ser facilmente perdido ou gasto através da fala, do excesso de exercícios físicos
e entrada informações pelos órgãos dos sentidos (principalmente televisão) ou mesmo quando entramos em contato com pessoas que estão muito desvitalizadas – este efeito esponja acontece muito com terapeutas e profissionais da saúde. Prana coordena a coerencia e a clareza dos pensamentos e da mente.

Para termos um bom prana , forte e nutridor é muito importante que ojas e tejas– formas sutis da energia kapha e pitta também esteja em equilíbiro. Prana precisa ojas para manter-se, sendo seu suporte físico - seu “contêiner”, não bastar acessar o prana e não ter aonde guardá-lo. Também é preciso de tejas – fogo, para transformar e tornar acessível ao nosso corpo o prana dos alimentos, do ar e da água. Comer alimentos orgânicos e preparados por pessoas felizes, tomar um banho de cachoeira, abraçar uma árvore, brincar com uma criança, tocar uma mulher grávida, caminhar descalço na terra, observar as cores de um por do sol, tomar um banho de chuva ou de sol, cultivar boas amizades e bons pensamentos são formas muito simples, prazeirosas e baratas de captar prana.





(Iago e Francisco tomando sol na Lagoa do Peri - fontes de prana)



Namasté!

(continua...)

Esta série de expiração de postagens está sendo inspirada pelo seminário com o Dr. David Frawley sobre Prana, Tejas e Ojas que estou participando nos últimos dias aqui em Florianópolis (de 17 a 19/08)

Um comentário:

  1. Querida Daiane,

    O Blog está maravilhoso, com ótimas informações. Estou me "deliciando" com tantas coisas boas de ler.
    Muito obrigada por tudo, a Med. Ayurveda tem ajudado eu e muito.
    Estou muito feliz com tantas coisas boas e tranquilas que estão acontecendo.

    Um abração.
    Até terça
    Taiana
    =D

    ResponderExcluir