Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

sábado, 22 de agosto de 2009

Prana, Tejas e Ojas - parte II

Tejas - a chama ardente da inteligência e da mente


Tejas
é a forma mais sutil e refinada do elemento fogo (Pitta) e se manifesta em nosso corpo através do calor, da luz e da inteligência.
A luz solar, as cores, a luminosidade e a energia que promove o agni (fogo digestivo) são forças que se manifestam a partir de Tejas.

Sendo a força que governa fogo em nosso corpo, também tudo que diz respeito à transformação é conseqüência de Tejas: alimentos, emoções, experiências e a transformação de conhecimento em sabedoria. A compreensão de tudo o que entra através dos órgãos dos sentidos é antes processado por esta essência pura do fogo.

A fisiologia ayurvédica o considera o oitavo tecido, sendo o resíduo de rakta dhatu (tecido relacionado ao sangue) e a própria inteligência que existe em todas as células do corpo. Esta inteligência pode ser traduzida como a capacidade que uma célula tem de se proteger de alguma substância perniciosa que pode estar tentando ultrapassar sua membrana; pela inteligência que regula o número de cromossomos existentes dentro do núcleo assim como a sua reprodução quando a célula está próxima da morte. É tejas que determina e coordena o número de tecidos, órgãos e canais em nosso corpo.


Tejas
proporciona a luz da aura, o lustro da pele, o brilho nos olhos, o magnetismo pessoal e o prajana – saber intuitivo do ser humano sobre sua essência.







Terapêutica:

Óleos aromáticos como canela, gengibre e eucalipto são muito bons para estimular a síntese de tejas pelo corpo. Massagens como o udwartna com pós de cálamo, cânfora e tulsi (mangericão), netra basti -limpeza dos óleos com manteiga ghee e a prática da meditação na luz da vela são excelentes práticas para provover tejas.














A melhor forma de aumentar tejas é reverenciando o sol - principalmente quando ele está nascendo ou se ponto, recebendo a sua luz e entoando o Gayatri Maha Mantra. Este poderoso mantra védico de adoração a divindade que promove a luz do sol pode ser entoado sempre antes de algum outro mantra ou antes de qualquer atividade que exija atenção, concentração como o estudo e a prática de meditação ou yoga ásanas pois ele purifica e prepara a mente para o novo conhecimento.





Gayatri Maha Mantra
Aum bhoor bhuvaha suvah tatsaviturvarenyam
Bhargo devasya dheemahi dhiyo yonah prachodayat

(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário