

Ayurvédicamente, o óleo de buriti tem sabor (rasa) bem doce, levemente picante e bem no finalzinho consegue-se perceber também um pouco de amargo. Tem Virya (potência) quente; é pesado, nutritivo e denso. Perfeito para peles Vata e principalmente para tratamentos de rasayana (rejuvenecimento) neste dosha. Tem alto poder de ser absorvido pela pele, deixando-a com uma aparência de luminosidade e nutrição perfeitas.A cor do óleo de buriti lembra muito o dendê, é laranja dourado e chega a cintilar, acredito por tudo isso que seu prabhava é muito auspicioso e satwico.
A riqueza da flora amazônica é um grande presente para que trabalha com medicina ayurvédica, mas devemos sempre buscar a origem quando adquirimos um óleo ou qualquer produto de lá. Buscar empresas que trabalham com as comunidades tradicionais e sustentabilidade é praticar um bom karma, preservar as verdadeiras riquezas do nosso planeta e agir com consciência.
namasté!!
ácidos graxos insaturados citados:
ácido palmítico
É o ácido graxo mais abundante no leite materno. É considerado um elevador dos níveis de colesterol, porém óleos que possuem conjugação palmítico-oléico (saturado-insaturado) balanceada como o dendê, que ainda possui alto teor de carotenóides, não desencadeiam este efeito sobre o organismo.
Propriedades:
- Anti-viral e bactericida.
- Hidrata e dá um toque aveludado à pele (protege a pele dos efeitos irritantes dos sabonetes, detergentes, diminuindo sua irritação).
ácido oleico
Propriedades:
- Hidratante, lubrificante e umectante da pele, evita a perda de água pelos poros.
- Ação bloqueadora dos raios UV do sol (filtro solar).
- Protetor e regenerador da pele dos danos causados por queimaduras causadas pelos raios solares.
- Ação benéfica sobre os vasos sanguíneos e coração, aumentando o bom colesterol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário