Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Rasayana..:..


.
.
.
.
.
.
.
Na visão ayurvédica, gozar de uma boa saúde vai muito além da ausência de doenças ou enfermidades no corpo e na mente. Por esta razão, também é necessário promover a saúde, fortalecer o corpo saudável estimulamdo a imunidade e intensificando a força e a energia vital. A terapia que promove este cuidado é chamado pela Ayurveda de rasayana, um dos oito ramos desta tradição, cujo foco é o rejuvenecimento.
.
.
.
.
.
.


Rasayana significa aumentar rasa. Quando se estuda fisiologia e anatomia na ayurveda, rasa é o primeiro dos 7 dhatus (tecidos) observados, pois é nele que inicia todo o um processo de transformação e refinamento (35 dias) de tudo que entra pelos nossos sentidos, principalmente os alimentos e ervas que a longo prazo tornar-se-ão a nutrição de todo o corpo. A palavra rasayana, do sâncrito, significa caminho para (ayana) o suco, elixir ou fluido vital (rasa); rasa pode também pode ser traduzido como sabor ou como mercúrio, metal doador de longevidade e que simboliza o sêmen do deus Shiva. Esta força fluida vital, também é chamada de Ojas, que corresponde no corpo às endorfinas promotoras de felicidade além de ser também a base da imunidade. Assim, um tratamento de rejuvenecimento na ayurveda é fundamentado nestes conceitos muito resumidamente expostos anteriormente.


Antes de iniciar um tratamento de rasayana, o mais importante é estar livre de ama (toxinas) ou fazer um tratamento de desintoxicação que pode ser um panchakarma (5 processos de limpeza) ou mesmo um período mais prolongado de shamana (pacificação) para o seu dosha. Um tratamento de rasayana é composto por dietas específicas , ingestão de ervas, massagens com ervas e óleos específicos, yoga, pranayamas (exercícios de respiração), meditação, banhos de sol, uso de metais internamente e externamente, uso de pedras preciosas e elixires de cristais. A obsevação da energia sexual também é muito importante durante o período de tratamento, que aconselha a reabsorsão de sêmem (ou retenção da ejaculação) pelo corpo (no caso dos homens) como forma de prolongamento da vitalidade.


Existem dois tipos de rasayana:


1. Kamya rasayana é o tipo de rasayana que promove saúde aumentando a energia vital, ojas, imunidade e o estado de saúde como um todo. Está subdividida em três categorias: Pranakamya – promotora de vitalidade, vigor sexual e longevidade Medhakamya – promotora de inteligência (tejas) Srikamya – promotora de brilho ou compleeição.
2. Naimittika Rasayana é a modalidade de rasayana que ajuda na luta contra doenças mais específicas.

Muitos compostos ayurvédicos são usados para um tratamento de rasayana, o mais famoso é o shawanprash que possui mais de 48 ervas além de ghee e óleos como o de gergelim. Todos os alimentos que aumentam ojas podem ser usados, ervas com qualidades tônicas como o ginseng, óleos nutritivos como de castanha e abacate, aromas imunoestimulantes como olíbano e pau rosa estão entre as possibilidades terapêuticas.

O resultado deste tratamento não é apenas saúde e força, mas também a manifestação de qualidades mais sutís como o magnetismo e o lustro ou brilho na pessoa que passa, por esta razão, parecer mais bonita e radiante.



Alimentos para aumentar ojas:


- sementes oleoginosas como as castanhasa, amêndoas, nozes, Gergelim, semente de abóbora..
-ghee
-tâmaras e frutas passa
- leite orgânico (sem medicamentos e de vaca feliz)
- mel
- frutas orgânicas

-arroz
-óleos vegetais prensados a frio, não refinados e não aquecidos (principalmente gergelim e côco)

- caldo de cana

- trigo, arroz

- sabor doce, salgado e ácido

(imagens 1 e 2: Livro the birth of ganga, Harish Johari)

Um comentário:

  1. Como o seu blog é lindo, clean e cheio de informações sobre a maravilhosa Ayurveda. Parabéns!

    ResponderExcluir