a íris é o espelho do corpo"

Na Grécia antiga, Íris era tida como a deusa da mutação e da morte, por isso consideravam esta parte do olho o reflexo das metamorfoses da vida ocorrentes com o passar dos anos.
Através da observação da Íris podemos conhecer a constituição de cada pessoa, reconhecer como os órgãos e sistemas do corpo estão funcionando, avaliar possíveis desequilíbrios e indicar sensibilidades orgânicas. Além disso pode-se também observar deficiências nutricionais e trânsito ou acúmulo de toxinas principalmente no sistema digestivo.
A iridologia é de grande importância para um terapeuta pois ela auxilia na precisão de um diagnóstico, bem como nas escolhas da terapêutica. Durante um tratamento de desintoxicação, por exemplo, pode-se acompanhar a evolução do mesmo, observando a "limpeza" da Íris, que pode ser constatada pela mudança nos tons das cores ali presentes tanto geral como dentro de alguma lesão.
A Iridologia esteve presente nas antigas civilizações como na Grécia, Babilônia e Egito.Mas foi Ignatz Von Peczely, um menino húngaro de 10 anos quem codificou a iridologia. Ele começou suas descobertas quando machucou acidentalmente a pata de uma coruja e percebeu que neste exato momento um sinal aparecia na Íris do animal e, conforme a coruja curava-se o sinal ia se transformando.

(acima pode-se observar alguns sinais iridológicos comuns como psoras - manchas mais escuras, e pétalas - aberturas ovais na fibra da íris)
Existem, segundo Celso Batello, duas principais linhas de estudo na Irisdiagnose: o modelo alemão e o método Rayid. O primeiro tem o estudo mais direcionado aos sitemas orgânicos e suas relações, também possuindo a área do estudo dos biótipos iridológicos. O método Rayid tem um estudo mais inclinado a iridologia comportamental, preconizando o estudo das heranças genéticas adquiridas dos pais e suas relações com a psique humana. (leia mais sobre a história da iridologia, clique aqui)
No livro Iridilogia e Irisdiagnose do Dr. Celso Batelo, existe um mapa condensado de iridologia. Este mapa é o mais utilizado por iridólogos:

(acima, mapa condensado de iridologia, clique sobre a imagem para ampliar)




Livros sobre iridologia e referências deste post:
Psicoiridologia - Jund e o método Rayid, Celso Battelo - 2009
Iridologia Total, Celso Battello- Ed. Ground
Iridologia e Irisdiagnose, Celso Battello - Ed. Ground
The Science and Practice of Iridology, Bernard Jensen, DC., ND - Whitmann Publications
Iridology Simplified, Bernard Jensen, DC., ND
Iridologia Integrada, Gurudev Singh Khalsa - Ed. Madras
O Olho Revela, Denny Johnson - Ed. Ground
onde encontrar o profissional de iridologista no rio de janeiro ou regiao dos lagos
ResponderExcluir