Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

domingo, 8 de novembro de 2009

Garbhini Paricharya parte II

Cuidados ayurvédicos durante a gestação - Alimentação


(a linda barriga de quase nove meses é da Letícia que espera o Erik. Eles estão se cuidando com a ayurveda desde o terceiro mês de gestação.. nos encontramos todas as semanas para fazer abhyanga)

Durante o período gestacional a ayurveda preconiza uma alimentação nutritiva e sátwica, sendo os sabores doce e ácido os mais importantes. A garbhini ou grávida deve consumir muitas frutas, verduras, hortaliças frescas, ricas em vitalidade (prana). Todos os cereais (arroz, trigo, aveia, milho, cevada, centeio, grão de bico..), nozes e castanhas devem ser consumidos em abundância.

O sabor ácido, presente nas frutas é muito atrativo para as grávidas. Composto pelos elementos terra e um pouco de fogo poder ser consumido a vontade durante a gestação, sendo muito importante para a formação dos dhatus (tecidos) do bebê, principalmente nos 4 primeiros meses.

Os picantes muito intensos devem ser evitados (todas as pimentas) pois aumentam muito Pitta (fogo), podendo causar desordens ligadas aos sangramento. Deve-se evitar também o sabor salgado ou o sal, principalmente entre o sétimo e oitavo mês e abolir frituras da alimentação.

Para gozar de um gestação tranqüila, deve-se cuidar da energia Vata (éter e ar). É muito importante, por isso, reduzir o sabor amargo (éter e ar) presente no café, chá preto e erva mate, por exemplo, tendo em vista que ele desequilibra fortemente este dosha. As leguminosas devem ser bem temperadas (com cominho, coentro e assafétida) para evitar a formação de gazes e com isso que este dosha se desequilibre.
Todos os preparados ayurvédicos para o período gestacional incluem ghee, leite e mel, alimentos que conferem força para a mulher e nutrição plena para o bebê. O ghee e o iogurte são particularmente especiais pois auxiliam na lubrificação interna do corpo, facilitando a passagem do bebê durante o parto, em contrapartida, deve-se reduzir os queijos, alimento que tende a travar as articulações e grudar no meio interno dificultando na hora do parto.

Algumas ervas tônicas, na sua maioria de sabor doce são indicadas para fortalecer a mulher durante a gestação. A erva ayurvédica tida como perfeita para o período gestacional e durante a amamentação é o Shatavari (aspargus rancemosus), ela nutre, tonifica e protege todo o sistema reprodutivo da mulher, aumenta o libido e promove produção de leite, a tradução para "shatavari" é "a mulher com 100 maridos" tamanha é sua potência e importância para o sistema reprodutivo feminino. Os chás de ervas devem ser ingeridos com cuidado, ervas amargas são proibidas. Prefira chás florais como hibisco, calêndula, rosa, camomila, jasmim e com ervas de sabor leve e doce como a erva-doce, o anis-estrelado, a erva-doce, a alfavaca e a mil folhas. Ervas calmantes como a cidreira, o capim limão e o crataegus podem ser consumidos esporadicamente e em proporção menor (1/2 colher de sopa de erva fresca) para aliviar a ansiedade e acalmar a mente.


Consuma muito:

- água de côco
-caldo de cana
- suco de uva e romã
-suco verde
-frutas frescas
-frutas secas
-saladas vivas, brotos e germinados
-sementes oleoginosas
-raízes e tubérculos
-ghee
-mel
-óleos vegetais puros e prensados a frio e nunca aquecidos (2 colheres por dia): oliva, prímula, linhaça, côco e abacate.- cogumelos

Elimine:

- industrializados
- margarina e frituras
- açúcar refinado- álcool


Reduza:

- todas os tipos de carnes, mesmo que durante a gestação o desejo por elas aumente. É comum, afinal a carne literalmente encarna, ou seja, ajuda no processo de encarnação do novo ser, mas esta necessidade pode ser suprina aumentando a ingesta de laticínios.
- alho e cebola

Importante: no período gestacional deve-se evitar os jejuns prolongados assim como ficar muito tempo sem se alimentar. A ayurveda recomenda aumentar a qualidade dos alimentos e aumentar o número de refeições. Deve-se diminuir a quantidade de alimentos evitando sempre alimentos de origem rajásica (muito estimulantes).
Receitinha para enjôo matinal:

Rale um pedaço de gengibre e soque com um pilão com um pouquinho de água. Em seguida, com a ajuda de um paninho de algodão, esprema este sumo em um copo e adicione o suco de 1 limão. Tomar 10 gotas a cada 20 min até passar o enjôo.






continua...

3 comentários:

  1. Eu amei seu blogger! Sou estudante de ayurveda e esse blogger já está nos meus favitos! Bjo Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Acompanho seu blog, também sou terapeuta ayurvedica e aprendo muito aqui!
    Estou grávida , e apesar de ser terapeuta, li muito pouco sobre esse período na visão ayurvedica. Você indica algum livro de Ayurveda que fale sobre o tema?

    ResponderExcluir