Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Síndrome pré-menstrual

a sombra da natureza cíclica feminina




A síndrome pré-menstrual ou tensão pré-menstrual é um nome genérico para mais de 50 diferentes sintomas que a mulher pode  apresentar no período de 8 a 10 dias que antecedem  os dias de fluxo - geralmente ocorre entre o período de ovulação e o início do período.  Todos os meses, cerca de 90% das mulheres menstruantes experimentam algum sintoma relacionado à TPM  em algum grau  e, em muitos casos,  os sintomas tão intensos que chegam a comprometer  seriamente a saúde  emocional da mulher. 

O modelo biomédico explica que a TPM é causada por alterações hormonais que ocorrem entre a ovulação e o momento em que o revestimento do útero começa a desfazer-se, nesta fase os níveis de progesterona aumentam e os de estrogênio diminuem.  Cada mulher reage de maneira diferente  a estas flutuações hormonais. As causas também podem ser atribuídas a deficiências nutricionais de substâncias consideradas reguladoras do equilíbrio hormonal feminino como ácidos graxos essenciais, zinco, cálcio, magnésio e vitamina B6.

A ayurveda não explica científicamente a TPM, mas atribui a causa dos sintomas a um desequilíbrio bio-energético geral, relacionado aos três doshas – vata, Pitta e kapha. A qualidade dos sintomas vão variar de acordo com o biótipo da mulher.


(imagem acima, Lilith, a lua negra - representa aspectos do feminino obscuro)


Sintomas TPM Vata

- ansiedade, agitação e nervosismo
- prisão de ventre
- diminuição do desejo sexual
- contrações musculares
- tonturas
- descoordenação dos movimentos
- redução do apetite
- baixo auto-estima
- ataques de choro
- inchaço abdominal
- insônia



Sintomas TPM Pitta

- raiva, intolerância e irritabilidade
- agravamento de alergias cutâneas e acne
- diarréia
- sensação de peno na pelve
- náusea
- agitação, dificuldade de concentração
- hipersensibilidade de humor, mudança brusca de humor
- pesadelos
- sensação dolorosa nas mamas
- palpitações
- aumento do desejo sexual
- aumento do apetite e atração por doces
- enxaqueca e dores de cabeça na região temporal



Sintomas TPM Kapha


- depressão
- tristeza e crises e choros sem fundamento lógico
- retenção de líquidos
- inchaço abdominal
- dores e inchaço nas mamas
-  acne
- fome voraz e constante, principalmente por doces
- tontura
- náusea e vômito
- hipersensibilidade emocional
- letargia e sonolência
- dor de cabeça, peso na cabeça


(acima, flor de Borragem - Borago officinalis L.)


O tratamento também é individualizado , mas algumas mudanças de hábitos como introdução de alimentos e a eliminação de outros podem ser abraçados por todos doshas:


- alimentação de acordo com o biótipo
- reduzir a ingestão de cafeína, presentes no café e em muitos refrigerantes pois agravem Vata e aumentam a instabilidade emocional e a ansiedade.
-  cortar o álcool afim de evitar dores de cabeça, inchaço abdominal e fadiga.
- ingerir periodicamente suplementos de ácidos graxos essenciais, principalmente os óleos que contenham ácidos gama-linolênicos como o de linhaça (Linum usitatissimum L), de onagra ou prímula (Oenothera biennis), de borragem  (Borago officinalis L.) e de groselha negra (Ribes nigrum L.), pois desempenham papel regulador das funções endócrinas.
- reduzir a ingesta de sal para diminuir a retenção de líquidos
- ingerir mais castanhas e leite de castanhas e sementes
- ingerir mais carboidratos complexos (integrais)
- preferir chocolates com 80% de cacau – o cacau estimula a produção de serotonina, que durante a TPM é deficiente no organismo. A gordura hidrogenada presente nas outras variedades sobrecarregam o fígado e desequilibrando o fluxo de sangue.
- meditação


-  aromaterapia (óleo de rosas, lavanda, gerânio, pau-rosa e sândalo são muito úteis)
- terapia floral, uma fórmula genérica muito boa para TPM é a combinação de mimulus, crab Apple, cherry plum, olive, chicory e elm. Mas sempre é bom resaltar que cada mulher possui sintomas diferentes e a escolha do floral vai depender desta variedade sintomas
- massagem
- uso ervas  como a Mil-folhas (Achilea Milefolium)  em forma de tintura ou chá, e açafrão na alimentação.




(acima, açafrão flores)


Apesar destas alterações serem expostas como grandes vilãs à saúde da mulher, esta é uma fase onde a natureza  feminina se expressa explicitamente e pode ser aproveitada como instrumento para entrar em contato com muitos aspectos que ficam guardados no inconsciente da mulher. A natureza feminina é múltipla, é criativa, e esta característica cíclica é um grande presente promotor de auto-conhecimento,  pois a mulher é obrigada a entrar em contato com suas sombras todos os meses.  Muitas mulheres já aprenderam a reconhecer esta força e transformar em algo bom si. A arte  e a dança são poderosas alternativas.


O acompanhamento de um terapeuta é sempre importante e potencializador dos efeitos terapêuticos. Ele sabe determinar dosagens de ervas e fitoterápicos, prescrição de floral e aromas e ajudar na investigação profunda das causas que agravam os sintomas da TPM.

Namaste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário