Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Abhyanga com leite de côco

refresco para Pitta, nutrição para a pele..



O abhyanga é a terapia mais usada nos tratamentos ayurvédicos. Praticamente todos os tratamentos na ayurveda incluem esta prática. Geralmente o abhyanga é uma oleação feita com óleo morno escolhido de acordo com o biotipo (dosha) do paciente, mas outras substâncias terapêuticas como o leite de côco também podem ser utilizadas.  O abhyanga com leite de côco é indicada para desequilíbrios ligados a energia Pitta - elemento fogo, pois além de refrescar, nutre e acalma a pele. No verão é ainda mais indicada, especialmente se você se expôs muito ao sol ou está com corpo queimado e recessacado pela água do mar ou cloro de piscinas.

A massagem abhyanga com oleo de côco segue os mesmos padrões do abhyanga com óleo: todos os pontos marma são manipulados e os alongamentos e amassamentos também são realizados, mas o leite de côco não deve ser aqucido. Durante a aplicação deve-se tomar um cuidado especial com o excesso de pressão nos movimentos pois se o paciente está com a pele muito queimada do sol,  pode causar desconforto e mais irritação, principalmente em pessoas de biotipo Pitta. Neste casos, é interessande misturar ao leite de côco um pouco de sumo de babosa (aloe vera).

Principais indicações:

- alergias e coceiras cutâneas
- irritação
- queimaduras do sol
- ressecamento provocado pelo calor
- sensação de queimação
- excesso de fome
- inflamações cutâneas
- psoríase


  




O leite de côco (Cocos nucifera) ou côco babaçú  (Orbignia oleifera) possui alto teor de ácido láurico, mirístico e oléico. O acido láurico é conhecido peas suas propriedades antimicrobiais e antivirais. Age também como imunoestimulante. É uma gordura fina, refrescante, que entra facilmente pelos poros, podendo também ser acrescido de óleos essenciais como os óleos para massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário