Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Farmácia na cozinha - parte I

a utilização das especiarias na culinária terapêutica ayurvédica
raízes, resinas, cascas e bulbos


Alho (allium sativum L.): o alho é quente e predominantemente picante. Nele podemos encontrar todos os sabores, com exceção do ácido. É uma erva muito útil para pessoas que tendem a acumular gases – vata. Auxilia no tratamento de infecções e infestações de parasitas (verminoses), reduz a pressão arterial e estimula o sistema imunológico. Por ser considerado de energia rajásica - estimulante, é evitado por pessoas que querem intensificar exercícios meditativos pois esta característica energética tende a perturbar a mente e dificultar durante a meditação
Propriedades: antibiótico, antiséptico, diaforético, antiespasmódico, antirobótico, antifúngico, antioxidante, ardioprotetor, hepatoprotetor, hipoglicemiante, antitumoral (particularmente em casos de câncer de cólon), hipotensor. Existem também registros de atividades analg'sicas nos casos de neralgias e antiviral contra herpes simples tipo 1 e 2.
Bom para: vata+++ kapha++
Utilize: na preparação de feijões, lentilhas, legumes e em saladas frias.
Outros: gripes recorrentes, candidíase (banho de acento), amigdalites bacteriana.


Assafétida: (hing) quente e picante, esta resina tem o cheiro da Índia e lembra um pouco o alho, compartilhando muitas de suas propriedades. É uma das principais especiarias anti-vata. Propriedades: carminativa, estimulante, anti-espasmódica. Pode ser utilizada no tratamento de asma, candidíase, ansiedade e nervosismo, enxaquecas e perturbações mentais diversas.
Bom para: vata+++ kapha+
Utilize: na preparação de feijões, lentilhas, legumes e em saladas frias. 

Cálamo (achorus calamus): esta raiz é picante e amarga, sendo que seu uso principal é em procedimentos de massagem como o udwartna, mas também pode ser utilizado na cozinha.
Propriedades: estimulante, expectorante e estomáquico. É uma planta muito sátwica e sua utilização é indicada para desobstruir e sutilizar os sentidos e clarear a mente pois limpa os nadis (canais energéticos) da cabeça. Deviso a este eveito, o vachá, como também é chamado, auxilia no tratamento de desequilíbrios entais, tremores e convulsões.
Bom para: vata++ kapha+++
Utilize: ½ colher diluído em mel para estimular a digestão ou 1/2 colher de cafézinho do pó aspirado em cada narina (nasya). Pode ser acrescentado em pratos que contenham laticínios ou sorvetes e cremes.

Canela (cinnamomum zeylanicum): a canela é doce e picante. Possui propriedade analgésica, antifúngica, expectorante, levemente diurética, carminativa, emenagoga e diaforética. Estimula a digestão, reduz cólicas mentruais e aumenta a insulina plasmática.Tem ainda propriedades inseticidas.
Bom para: kapha+++ vata++
Externamente: na forma de óleo essencial diluído no óleo para massagem – aquece e estimula a circulação sanguínea local.
Utilize: em pratos doces e/ou com laticínios, com frutas e sorvetes.
 
Cúrcuma: (curcuma longa) esta raiz de sabor amargo, adstringente e levemente picante. É muito benéfica como depurativa do fígado e vesícula biliar. Tem sido amplamente utilizada no tratamento de hepatite e coadjuvante em diabetes. Outras indicações: inibe crescimento H-pilory, antialérgica, antibacteriana, antioxidante, antinflamatória, imunoestimulante, hipoglicemiante.
Bom para: pitta +++ e kapha++
Utilize: em pratos gordurosos, frituras, legumes e carnes (para quem não segue uma dieta vegetariana).
Externamente: o pó de açafrão preparado em pasta (com água ou extrato de aloe vera) pode ser utilizado para tratar ferimentos, acne e feridas.

dediquei uma postagem unicamente a esta planta, clique aqui para ler.
 

Gengibre (zingiber officinale): esta raiz é muito especial na ayurveda, sendo um ingrediente indispenssável em uma dieta e em um tratamento ayurvédico. O gengibre é quente, picante, doce e muito sátwico.
Bom para: kapha+++ vata ++ (fresco) e para pitta em casos especiais utilizar o pó.
Propriedades: muito estimulante, diaforético, carminativo e expectorante. Por suas propriedades antieméticas comprovadas, o gengibre é indicadas para enjôos matinais e enjôos gestacionais além de ser um formidável tônico hepático, ajudando em casos de dores de cabeça de origem alimentar.
Indicações: gripes, dores de garganta, indigestão, constipação, retenção de líquidos, dores de cabeça, dores e inflamações articulares , sinusites, indisposição, letargia e todos os desequilíbrios de origem kapha.
Utilize: se você for kapha ou vata pode acrescentar na maioria dos pratos. Rale e refogado em óleo como se faz com a cebola cebola, na forma de chá decocto antes e/ou após as refeições. Pode também aquecer e aromatizar sucos de frutas.

2 comentários:

  1. oi daiane, a assafetida pode ser misturada nas massalas ou deve ser usada sozinha? ao natural ou refogada? ontem comprei para experimentar, e fiquei sem saber como usar.
    no arroz e nas comidas normais pode se usar tambem, ou é mais para feijões e comidas frias?

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog, estou estudando ayurveda mas aqui na minha cidade não tem e as pessoas nem conhecem ainda... aos poucos estou colocando em prática o conhecimento sobre especiarias sendo que sempre que posso estou cozinhando em casa. Adoro tudo isso e é bom estar contato com pessoas que também gostam. Como falei aqui em Timbó SC quase ningém conhece e quando eu falo sou a estranha da turma rs.
    Forte Abraço
    Namastê!
    Rúbia

    ResponderExcluir