Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Farmácia na cozinha parte III

a utilização das especiarias na culinária terapêutica ayurvédica
Sementes





Mostarda (brassica alba): a mostarda é picante, adstringente e quente. É uma das principais especiarias anti-kapha, sendo seu óleo amplamente utilizado pela ayurveda para o tratamento deste dosha.
Ações: devido a suas propriedades irritantes, a mostarda é rubefaciente quando aplicada localmente. Atividade antilarvicida, anticarcinogênica, estimulante, analgésica e expectorante.
Bom para: kapha +++ e vata+
Utilize: sintomas de excesso de kapha como sinusite e renite, dores e inchaços articulares, edema, gota, dor de cabeça, catarro e tosse crônica. Ela limpa a cabeça e seios nasais, e é boa para constipações e tosse crônicas. O pó e o óleo podem ser utilizados externamente e a semente previamente refogada em óleo na maioria de pratos salgados.
Cuidado! Evite o contato do óleo com as mucosas.



Cardamomo (elattaria cardamomum): o cardamomo é uma especiaria doce, picante, morna e muito perfumada. Possui aroma leve e penetrante e com propriedades energéticas equilibrantes (sátwico).
Propriedades: estomáquico, carminativo, diaforético, expectorante, estimulante da digestão, antiinflamatório, anti hemético.
Ações: atua em todos os sistemas do corpo, no sistema circulatório atua como estimulante e contra edemas. No sistema muscular, auxilia para redução de espasmos (antiespasmódico). No sistema respiratório é um poderoso expectorante, sendo componente em receitas tradicionais de xaropes. No sistema digestório, auxilia a regular o metabolismo do açúcar tonificando o pâncreas, além de estimular as secreções gástricas.
Princípio ativo principal: eugenol.
Utilize: para aliviar indigestão e flatulências. O cardamomo é perfeito para dar um toque exótico á sobremesas, sendo muito útil em partos que contenham leite, é um ótimo antídoto para os efeitos negativos do café, podendo ser passado juntamente com o pó do café.


Coentro (coriandro sativum): o coentro é uma especiaria com energia fria, fresca, tanto as folhas quanto as semantes. De sabor amargo e levemente picante, é uma especiaria indicada para todos os biótipos.
Ações: hipoglicemiante, larvicida, antifúngico, antibacteriano, depurativo e alcalinizante do sangue, estomáquico e diurético.
Princípio ativo principal: coriandrol
Bom para: pita +++ kapha++ vata+
Utilize: casos de hiperacidez no estômago, micção acompanhada de ardência (cistites), diarréias de natureza pitta (chá), indigestão e gazes. Na culinária, ss folhas de coentros são muito utilizadas para amenizar a sensação de queimação de pratos picantes, as sementes devem ser previamente refogadas antes de serem acrescentada em pratos como feijões, molhos e recheios de tortas salgadas.


Cominho ( cuminum cyminum): o cominhos é levemente picante, morno e amargo. Existem dois tipos de cominho, o negro e o comum, e ambos estão senso estudados farmacológicamente para o tratamento de infecções, principalmente do trato digestivo e em casos de hipertiroidismo.
Ações: anti-oxidante, quimiopreventivo, analgésico da musculatura lisa, antiinflamatório, sedativo, atiputrefativo, carminativo
Bom para: vata +++ kapha ++ e pitta ++,
Utilize: insônia (chá), prisão de ventre (pode-se inalar o óleo essencial para estimular os movimentos peristálticos), gases. Na alimentação, pode-se refogar o cominho em um pouco de óleo e temperar feijões, raizes, queijos e pães fermentados. Na culinária ayurvédica, o cominho é utilizado na preparação de bebidas a base de iogurte, chamada lassi.

Cravo (syzygium aromaticum, eugenia aromatica): o cravo é uma das especiarias mais conhecidas popularmanet, é picante e de energia.
Bom para: vata +++ , kapha + e Pitta deve evitar o uso constante
Ações: carminativo, expectorante, descongestionante, analgésico, antifúngico, antiséptico e afrodisíaco.
Princípio ativo principal: eugenol
Utilize: bom para dores de dente (mastigar uma semente), gases e náuseas, dores de cabeça, tosses com catarro (xarope), espasmos gastro-intestinais, asmas e bronquites. O óleo essencial é extremamente poderoso quando utilizado puro sobre micoses nas unhas e diluídos em óleo para fungos de pele. Tendo em vista seu sabor intenso e penetrante, na culinária não deve-se abusar do cravo com risco de estragar o prato, uma ou duas sementes são sufivientes para conferir sabor e aroma a cremes a base de leite ou mesmo a um mingau de aveia.



Noz-moscada ( myristica fragans): a noz-moscada é uma especiaria picante, adstringente e de energia quente.
Ações: digestiva, analgésica, anestésica e alucinógena (comparada com LSD).
Princípio ativo principal: miristicina
Propriedades: antidiarréica, nervina, redução de níveis totais de colesterol, estimulante, carminativa e adstringente, sedativa. A homeopatia indica esta planta para casos de depressão.
Bom para: vata +++ kapha +
Utilize: em casos de dismenorréia, insônia ( ½ colher de café do pó diluída em mel ou chá), dores abdominais, nervosismo e ansiedade. Uma ótima receita para insônia é ferver junto com leite e açúcar maskavo 1 colher de café do pó e beber meia hora antes de se deitar. A noz-moscada pode ser acrescentada em bebidas doces e quentes, a recheios de massas e pastes e em molhos.


Feno greco (trigonella loenumgraeceu): feno greco é amargo, levemente picante e morno. É uma especiaria pouco utilizada devido a seu forte sabor amargo, muitas vezes desagradável na culinária. Na ayurveda, o feno greco é promotor de longevidade e força.
Ações: hipocolesterolêmica, hipoglicemiante, cardiotônico, antiviral, diurético, anti hipertensivo.
Utilize: em pequenas quantidades em pó ou em grãos acrescentados em legumes, no arroz e feijões. Terapeuticamente em casos de constipação, anorexia, gastrites e externamente em casos de ulcerações de pele, gota, ferimentos e linfadenite.


Funcho ( foeniculum vulgare), erva-doce e anis (pimpinella anisium): Estas três especiarias possuem características e atividades muito semelhantes. São picantes, doces e levemente quentes. São é famosas entre as mamães por suas propriedades lactoestimulantes e por reduzir cólicas em bebês. Ayurvédicamente, a erva-doce é considerada muito especial, pois tem a habilidade de aumentar o agni sem prejudicar o dosha Pitta.
Ações: carminativo, digestivo, antiespasmódico, anticonvulsivante, lactagogo e tônico para o útero.
Utilize: em casos de dores abdominais decorrentes de gazes intestinais, cólicas de desconfortos menstruais, como facilitador do fluxo menstrual, cólicas em bebês e crianças, tosse e náuseas matinais. Na culinária é geralmente utilizada na forma de chá, que pode ser utilizado para cozinhar um arroz por exemplo, conferindo aroma delicioso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário