Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Farmácia na cozinha

a utilização das ervas e especiarias na culinária terapêutica ayurvédica
Introdução
 

Em sua essência as plantas assim como os seres humanos também tem sua origem nos cinco elementos fundamentais e influenciam o corpo humano profundamente. Para a ayurveda as ervas e as especiarias culinárias não servem unicamente para conferir aroma e sabor aos alimentos. Cada tempero tem uma qualidade especial que ajuda o corpo a se equilibrar. Além das propriedades medicinais estudadas pelo modelo científico ocidental (médico e farmacêutico), eles funcionam como antídotos quando ingerimos alimentos que não estão de acordo com a nossa natureza, em combinações alimentares incompatíveis, além de estimular o fogo digestivo, ajudar a eliminar gases e neutralizar o efeito de alimentos pesados para a digestão. Quando nos habituamos a utilizar ervas na alimentação estamos realizando uma prática de prevenção a desequilíbrios que podem resultar de uma alimentação inapropriada, por isso é tão importantes utilizá-las diariamente para evitar que o corpo produza toxinas.


Saúde começa na cozinha e temperar é como fazer uma poção mágica, por isso, inspire-se e prepare sua farmácia com especiarias e ervas, elas tratam e auxiliam inúmeros males comuns. Cada ingrediente leva uma energia sutil – você pode chamar também de princípio ativo, que age na mente, nas emoções e no corpo físico. Por isso, uso de ervas e especiarias são indispensáveis na rotina diária de saúde.


para entender mais profundamente a visão da ayurveda sobre as plantas, clique aqui.


Começa aqui uma série de postagens direcionadas ao estudo e aplicação das ervas e especiarias mais comuns em nosso dia-a-dia dentro da cozinha!


Um comentário:

  1. Seu site é muito lindo e cheio de informações maravilhosas. Parabéns! Quisera eu morar na sua cidade para poder fazer um tratamento completo na sua clínica. Namaste.

    ResponderExcluir