Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Farmácia na cozinha - parte IV

a utilização das especiarias na culinária terapêutica ayurvédica
Ervas

Hortelã (mentha x villosa): esta erva é fresca e ao mesmo tempo picante. É indicada pela ayurveda para pessoas Pitta, mas equilibra os três humores.
Ações: espasmolítica, anti-helmíntica, anti-séptica, carminativa, estomáquica e antivomitiva.
Propriedades: a hortelã é muito utilizada para o tratamento de ameba, giárdia e tricomonas, sendo que sua Ação contra microparasitas intestinais é utilizada desde a antiguidade pela medicina tradicional e validada pela farmacologia. É útil também para náuseas matinais e cólicas infantis.
Utilize: fresca na forma de chá quente ou gelado, batido com sucos de frutas ácidas e frias, como tempero de salada ou para dar um toque em tortas de forno como as de triguilho para quibe, ou ainda em massas e pães.


Manjerona (origanum majorona): a manjerona é uma erva quente, picante levemente doce. muito aromática e lembra o orégano. É boa para pessoas de constituição vata e kapha e não deve ser utilizada excessivamente por indivíduos pitta.
Ações: diaforética, expectorante, estimulante, antiviral e antibacteriana.
Propriedades: Os efeitos psico-emocionais de seu aroma causam a diminuição da libido masculina. O óleo essencial é muito indicado na forma de inalação em casos de asmas. A manjerora é útil para gripes, constipações, gripes, náuseas e indigestão, insônia, cefaléia e para diminuir flatulências.
Utilize: cozinhar o arroz branco com o chá ou mesmo acrescentar a planta fresca após o cozimento confere aroma maravilhoso. A planta seca cai muito bem com legumes e sopas.





Sálvia (salvia officinalis): a sálvia é quente, adstringente, penetrante, picante e amarga. Seu uso culinário e terapêutico tem origem na idade média.
Bom para: kapha+++ , vata +
Ações: diaforética, diurética, antibacteriana, anseolítica, nervina
Propriedades: suas inflorescências são empregadas para problemas no fégado, contra lactação, salivação e suor excessivos. Contra depressão ansiedade e desequilíbrios da menopausa. Contra sudorese excessiva nas mão, pés e axilas e para ulcerações na boca e aftas.
Utilize: para marinar legumes, em patês e cremes que contenham queijos e leite. Procure sempre que utilizar a salvia, faze-lo como tempero único, pois ela tende a se sobre sair em relação a outros temperos.



Orégano (origanum vulgare): quente, picante e estimulante. O orégano é um dos tempero mais utilizados na culinária, principalmente pela popularidade na pizza. Sua utilização tem origem na culinária italiana e seu uso terapêutico é descrito por muitas culturas na literatura etnofarmacológica.
Bom para: kapha +++, vata ++
Ações: forte ação analgésica, espasmolítico, sodorífero, antiséptico,
Propriedades: esta planta é muito boa para tratar gripes e resfriados, flatulência, estimulante do sistema nervoso e da digestão. É um leve espectorante e pode ser empregado contra bronquite, asmas, cólicas menstruais, artrite e dores musculares.
Utilize: como sou fã de orégano acredito que ele caia bem com a maioria dos pratos, com exceção aos doces. Para quem tem o hábito de comer polenta, prato elabora do a partir da farinha de milho, indico acrescentar durante o cozimento com algumas colheres de nata fesca. O orégano fica delicioso também em pratos que contenham queijo, além de ajudar a digerir-los.





Alecrim (rosmarinus officinalis): o alecrim é picante, amargo e morno. É uma planta boa para os três doshas, especialmente para kapha.
Ações: cardiotônico, espasmolítica sobre sobre vesícula e duodeno, antitumoral, antiséptico, antimicrobiano, colagogo, colerético, diurético, antiinflamatório intestinal, cicatrizante.
Propriedades: desintoxica e protege o fígado, trata dores de cabeça de origem alimentar, cisttite, enterocolites e hemorróidas inflamadas e sintomas de reumatismo. A medicina tradicional indica ainda, o alecrim em casos de fraqueza, memória fraca, dismenoréia, má digestão e caspa. Energeticamente, traz alegria e acalento ao coração.
Utilize: o chá para tomar banhos restaurativos e dar brilho aos cabelos. Pode-se refogar as folhas de alecrim juntamente com alho ou cebola, para a preparação de tempero de massas e feijões. Fica delicioso quando acrescentado no caldo de grão de bico.




 
Manjericão (ocimum ssp.): O manjericão é planta consagrada a o Deus indiano Krishna, sendo chamado na Índia de Tulsi (ocimum sanctum). De sabor picante e energia quente e penetrante é considerado uma das ervas alimentícias mais sátwicas (potencial equilibrante). Esta erva aromática pode ser utilizada pelos três humores, sendo que pitta deve evitar seu uso excessivo devido a suas qualidades quentes. Abaixo, o mantra de consagração ao tulsi que encontrei neste site juntamente com muitas informações lindas sobre esta planta, incluindo as 108 maneiras de reverenciar o Tulsi:

OM Tulsayei Vidmahe
Vishnu Priyayei Dhimahi
Tanno Vrinda Prachodayat

Propriedades: alivia febres baixas e intermitentes (de origem vata), melhora a digestão, alivia espasmos e é efetiva em infecções bacterianas e parasitas intestinais.
Bom para: kapha+++ , vata++ e pitta +
Ações: carminativo, nervino, diaforético, febrífugo, estimulante e antiespasmódico gástrico.
Utilize: Fresco para temperar saladas e sanduíches, ou seco ao cozinhar legumes, no arroz, cremes de frutas. Fica delicioso quando batido no liquidificador com sucos, em especial de frutas de energia kapha como melancia e melão. O óleo essencial de manjericão pode ser usado para inalações em casos de sinusite. O chá pode ser empregado por mulheres em casos de menstruação difícil. Uma receita muito conhecida e deliciosa é o molho pesto, a base de muito manjericão oliva e castanhas.


 


Tomilho (thymus vulgaris): tomilho é picante, levemente amargo, quente e tem aroma canforáceo. É muito utilizado não apenas pela culinária, mas também pela indústria de perfumes e como aromatizante de bebidas.
Bom para: kapha +++, vata +
Ações: diaforético, anti-séptico, antifúngico, antitussígeno, expectorante.
Propriedades: O chá pode ser utilizado para fortalecer os cabelos, para banhos de assento em casos de candidíase e infecções urinárias e para dosobstrução das vias respiratórias.

5 comentários:

  1. Oi, Daiane, como vai?
    obrigado por partilhar esses conhecimentos conosco, suas informações sobre o ghee me ajudaram muito, e hoje estou consumindo e já me acostumei ao seu gosto peculiar!
    Daiane, eu gostaria de te fazer uma pergunta se puder me ajudar, apesar de ser Vata predominante, o leite nao me faz bem, e mesmo o yogurte apesar de me fazer bem, eu sinto aumentar o muco. soube que existem condimentos para se usar no leite e derivados de modo a minimzar seus maus efeitos, poderia me indicar um para usar junto do yogurte por ex,?
    obrigado!
    espero que tenha feito contato com a Maisa.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem comigo. Eu acho super interessante o assunto do leite. Hoje em dia já se questiona muito sua relação com alergias não só alimentares, mas também como desencadeador de outros desequilíbrios como as doenças respiratórias e até mesmo a predisposição a candidíase. No caso da ayurveda, a recomendação é o uso de especiarias para evitar a formação de muco. Voce pode acrescentar no iogurte, cardamomo, canela ou cominho por exemplo. Se teu biotipo já tem predisposição a formação de muco, deves incluir na tua rotina diária o uso do Trikatu:
    1 parte de gengibre em pó, 1 parte de canela, 1 parte de pimenta do reino moida grossa e 1 parte de mel. Ingerir 1 colherzinha de café 2-3 vezes ao dia quando fores comer pratos com leite ou para prevenir o peso em dias frios e chuvosos. O trikatu ainda é formidável para quando começamos com sintomas de gripe.

    Entrei em contato com Dr. Maísa, grata por teres me reconectado com a pessoa mavilhosa que ela é.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. obrigado daiane,vou seguir sua recomendação, eu adoro canela!
    o trikatu, seria maravihoso tambem! somente por um detalhe, eu nao posso consumir pimenta do reino de jeito nenhum, me causa sangramento, infelizmente.
    existe a possibilidade de fazer usando o gengibre e a canela? ou outro comdimento no lugar da pimenta do reino?
    a maisa é muito querida mesmo e vc tambem.
    abraço e agradecido novamente!

    ResponderExcluir
  4. Podes substituir por cúrcuma, que além de não provocar, vai ajuda-la a previnir os sangramentos.
    namastê!

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado, daiane!
    uma unica pergunta agora, ele pode ser feito numa quantidade maior para ser guardado num vidro por ex? se sim, dura fora da geladeira ou precisa deixar lá? se sim tambem, quanto tempo ele pode ser armazenado?
    obrigado vc me ajudou demais agora.

    ResponderExcluir