Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Lepa


Pastas ayurvédicas faciais e corporais

O Lepa é o tratamento ayurvédico que utiliza uma mistura especial de ervas, minerais, óleos vegetais e essenciais e também alguns alimentos para formar uma pasta medicinal para aplicação tópica. Segundo a tradição ayurvédica, exitem três principais tipos de lepa: pralepa, pradeha e alepam.


O pralepa e o alepam, são lepas indicados para desordens pitta e kapha - modalidades de qualidade adstringentes e anti inflamatória. O alepam e indicado para desequilíbrios da pele como acne e psoríase, e o pralepa, para desequilíbrios do sangue , dores inflamatórias e sensações de ardência. A terceira modalidade, o pradeha, é um lepa de característica nutritiva e restaurativa, para tratar principalmente desordens de origem vata e conferir saúde, viçosidade e força para o corpo e para a pele.

A terpaia do lepa está inserido dentro dos famosos tratamentos de beleza ayurvédicos e do Rasayana (rejuvenecimeto). Quando aplicado como fórmula estética – pricipalmente para beleza facial, os lepas têm a função de:

1. Desintoxicar e drenar impurezas como o excesso de oleosidade e as inflamações purulentas

2. Nutrir e remineralizar as peles secas, clareando manchas, reduzindo a aparencia estressada e envelhecida e tornando a tez macia e suave.

3. Rejuvenecer, nutrindo profundamente e reparando sinais de idade. Esta modalidade de lepa, aumenta o lustro e o magnetismo, tornando a pele viçosa.


Receita de lepa para pele infalamada e acneica:

- 1 colher de óleo de linhaça
- 6 gotas de óleo essencial de cipreste
- 5 colheres de argila verde
- 1 colher de pó de neem (Azadirachta indica) ou 10 gotas de óleo de neem
- sumo de babosa ou chá de alecrim para dar o ponto de pasta
- utilize espátula de madeira ou silicone e recipiente de madeira ou vidro, nunca utensílios de metal e plástico pois eles reagemn com os componentes da argila.


Aplicação: lave bem o rosto com água pura em abundância, removendo qualquer resíduo de maquiagem e suor. Misture na ordem da receita os ingredientes para o lepa um a um com a espátula, quando a pasta estiver homogênea, parecendo um creme consistente e não muito aguado (para não escorrer), espalhe com a espátula sobre a pele uma camada generosa, evitando a área dos olhos e lábios. Deixe agir por 30 minutos. Retire o excesso com a espátula e lave bem o rosto.

 

Propriedades dos ingredientes: o óleo de linhaça- rico em ácidos graxos essenciais, e o óleo essencial de cipreste possuem ação adstringente e secativa, a argila verde - composta por minerais como sílica, mica, feldspato e óxido de zinco age profundamente na drenagem de matériais tóxicos presentes na linfa e nas glândulas sebáceas, atuando fisiolagicamente através dos canais presentes na camada lipídica da pele. A argila verde é, ainda, antiinflamatória. O neem, é uma erva muito amarga e antiinflamatória, conhecida como pérola amarga, vem usado por milhares de anos nas fórmulas de cremes e medicamentos ayurvédicos para o controle de psoríase e acne, citado dezenas de vezes tanto no Charaka-Samhitá e no Sushruta – principais textos tradicionais de ayurveda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário