Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Alimentação Ayurvédica

Outono, a estação Vata

Observar as mudanças na natureza e suas influencias no metabolismo do corpo e na qualidade da  mente são essenciais para a Ayurveda. Cada estação do ano trás consigo características únicas que causam mudanças diretas não apenas no clima e nas plantas mas também no corpo humano.

Assim como acontece no reino vegetal, o outono tende a secar e esfriar o corpo, tornando o metabolismo mais lento e diminuindo o fogo digestivo.  Por esta razão, a Ayurveda recomenda um dinacharya de aquecimento e nutrição direcionada para evitar o agravamento da energia Vata no corpo.  

No pensamento ayurvédico, oposto cura oposto e semelhante agrava ou aumenta semelhante e, apartir deste princípio é que se escolhe o que se deve colocar no prato. Observe as características do outono, estação essencialmente Vata: os elementos em abundância neste período são o éter e o ar que trazem consigo os atributos  seco, fresco, sutil, áspero e  móvel. Assim, todos os alimentos com estas características devem ser reduzidos.  O outono inspira o consumo de raízes - que em geral são doces , como a beterraba, o nabo, a cenoura, a batata salsa, a  mandioca ou aipim, o inhame e o cará, assim como todas as frutas da época que, preferencialmente devem ser ingeridas cozidas, principalmente a banana.

Busque trazer a suavidade dos cereais bem cozidos para o seu prato. O arroz branco, a aveia, o trigo, a quinoa e o amaranto. Se você for do biótipo kapha, prefira os integrais e traga um pouco do picante das pimentas quando ingerir cereais. No outono, os biotipos Vata  e Pitta devem evitar os picantes intensos presentes nas pimentas frescas, este sabor tende a ressecar o pulmão podendo desencadear tosse seca. Prefira especiarias digestivas mornas como o cominho, o coentro, o cardamomo e pequenas quantidades de pimenta do reino e gengibre. Todos os doshas devem diminuir as  saladas cruas, cereais secos e crus, vegetais adstringentes e diuréticos. Os feijões devem ser moderadamente reduzidos.  Em geral, os alimentos amargos possuem estas características, desta lista constam a berinjela, a abobrinha e o chuchu.  As sopas e caldos como o missô são perfeitos para a estação. Prefira queijos brancos e consuma acompanhado de um chá ou prato quente, da mesma forma o leite. Cuide para não abusar dos laticínios pois o outono é fase de kapha acumular no organismo,  causando lá no inverno problemas como excesso de muco nos pulmões, tristeza e letargia. Consuma mais castanhas, nozes e gergelim e mel. O mel é especial para as estações frias, protege o pulmão e fluidifica o muco.
 Bons alimentos do outono: todas a frutas ácidas, quiabo, carambola, bergamota, caquí, maça, cevada, broto de bambu, raiz de lótus, cogumelos, damasco, abacaxi, milho, cebola bem cozida, painço, bardana,  ghee e óleos vegetais prensados a frio acrescidos aos alimentos após o cozimento.

Sabores do Outono: ácido, doce, salgado
Sabores que devem ser evitados: amargo e adstringente
Sabor que deve ser reduzido: Picante
 
Outra dica muito importante para o outono é comer em menor quantidade e mais vezes durante o dia, sempre buscando um prato que contenha mais alimentos cozidos do que crus, a Ayurveda diz que quanto mais o sol está  afastado da terra, mais devemos cozinhar os alimentos.

Durante o outono, inclua na sua rotina diária: massagem e auto-massagem,chás de frutas, ervas e especiarias de qualidade doce e levemente picante, banhos quentes de imersão, sauna úmida e meditação.

O outono é a estação do ano em que a energia vital passa a se movimentar com mais intensidade para dentro e para baixo. É época de colher e armazenar para o inverno, tranqüilizar a mente e buscar nutrir a paz interna, o outono, mais do que outra estação facilita a introspecção e a meditação na perda das folhas e no potencial renovador dos frutos.  Desta maneira, evite o álcool, é excessivamente estimulante e perturba o movimento introspectivo do outono, podendo desencadear  pensamentos obscuros. O outono, assim como a primevera, e uma das estações que a ayurveda recomenda as rotinas de desintoxicação leves e profundas (panchakarma), sendo um periodo muito auspicioso para iniciar um tratamento ayurvédico.

4 comentários:

  1. vc poderia dar umas dicas de alimentos para o verão ??? adoro seu site

    ResponderExcluir
  2. Totalmente esclarecedor! Excelente!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional! Se vier algo sobre o verão será perfeito. Obrigada pela dedicação e desprendimento em dividir seus estudos.

    ResponderExcluir