Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

terça-feira, 20 de julho de 2010

Lepa para sinusite

pasta de ervas


A sinusite é um desequilíbrio inflamatório que ataca os seios paranasais. Segundo a medicina ocidental, está quase sempre relacionada a um processo infeccioso bacteriano ou viral ou de um processo alérgico como a renite. Na sinusite, o muco torna-se muito espesso e não consegue ser eliminado provocando uma dolorosa pressão nos seios nasais e dor de cabeça principalmente a região das têmporas. Em alguns casos, os sintomas são mais intensos e a pessoa pode ter a visão embasada e febre.

Para a fisiologia ayurvédica a inflamação no sinus envolve: Prana, o subdosha de vata presente nos espaços vazios dos seios nasais, Shleshaka-kapha, o subdosha de kapha de com a função de manter a lubrificação no organismo, Avalambaka-kapha, subdosha de kapaha que promove a integridade funcional do sistema respiratório e a presença de ama acompanhada por fogo digestivo insuficiente.

Na sinusite, ama se mistura com sleshaka e avalambaka-kapha, tornando muito espessa. Prana, que ocupava antes o espaço etéreo dos seios é expulso do local. Slechaka-kapha que deveria facilitar a expulsão do muco perde sua função.

Fatores dietéticos:
- A causa principal para o desequilíbrio destes subdoshas são uma dieta inapropriada com excesso de trigo, laticínios, alimentos pesados e frios e a ingesta poucos líquidos ou líquidos muito frios durante o inverno.
- Dieta produtora de toxinas (ama) causa debilidade ao sistema imunológico, apagando o fogo digestivo e comprometendo a nutrição de todos os tecidos. Desta forma, o organismo fica mais suscetível a entrada de vírus e bactérias.

Fatores climáticos:
- Mudanças bruscas de temperatura exposição ao vento e ao frio com o corpo desprotegido ou alternâncias constantes entre ambientes muito quentes ou muito frios.
- Dormir ou expor-se ao vento frio com os cabelos molhados

Tratamento:
Durante a crise, é importante tratar os sintomas e a longo prazo remover a real causa. Na ayurveda o tratamento para sinusite é composto de lepas faciais e nasya.

Lepa
esta receita é uma mistura que aprendi em um livro do trigueirinho chamado Guia de Terapêutica extena e, claro que dei um toque ayurvédico:

- 4 colheres de sopa de inhame ralado fino
- 2 colheres de sopa de gengibre ralado fino
- 1 colher de sobremesa de noz moscada

Misture bem os ingredientes e aplique a pasta na face, testa e tênporas e intercílio (região do ajna chakra), permaceça com a pasta por 10 mitutos ou o quanto aguentar a ardência que a pasta tende a provocar. A dor de cabeça passa quase instantaneamente e a sensação de bem estar e alívio são incríveis.

Para fluidificar o muco espesso nos seios recomendo a prática do jala neti com água salgada e gotas de gengibre, mas caso o nariz esteja muito fechado impossibilitando a passaem da água, pingue constantemente soro fisiológico e inale com um paninho ou com as mãos duas gotinhas de óleo essencial de hortelã pimenta, protegendo os olhos para evitar irritações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário