Páginas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Beleza Ayurvédica

olhando mais de perto

Saúde e beleza estão intimamente ligados na visão ayurvédica. Quando os elementos fundamentais (doshas) que formam o corpo físico estão em harmonia com nossa constituição original (prakritti) e a mente e o intelecto estão claros, expressão saúde plena e  permitem que este equilíbrio se manifeste ao mundo externo, transmitindo qualidades que transbordam pela pele, pelos cabelos e pelo brilho do olhar: a beleza. Neste contexto, a ayurveda considera o meio externo como reflexo do meio interno e por esta razão não indica tratamentos e terapias que visam apenas despertar o aspecto exterior e observa três nuances em relação a expressão e presença da beleza verdadeira: o aspecto interno, o externo e o aspecto “secreto” ou mágico. 

O fator externo da beleza é percebido na textura e consistência da pele, na luminosidade e força das unhas, dentes e cabelos, na coloração dos lábios, na postura física e graciosidade dos movimentos podendo ser desenvolvido através de práticas físicas, de terapias externas como massagens, lepas, banhos e todos os rituais de beleza que utilizam elementos puros oferecidos pela natureza. 
O aspecto interno pode ser observado na vitalidade e na imunidade do indivíduo, conquistados através das escolhas diárias e de rotina próprias para o biotipo: alimentação, ervas, terapias pacificadoras (shamana), rotinas de limpeza e desintoxicação, etc. 
O terceiro fator, “secreto” ou “mágico” pode ser reconhecido no brilho do olhar, na sensação de conexão com o “eu interno” e com a natureza, no magnetismo pessoal, na clareza mental e na força do “ser”. Este terceiro aspecto é desenvolvido através da meditação, das terapias promotoras de auto-conhecimento e paz, do contato com a natureza e da relação íntima com seus elementos puros. Esta condição pode ser fortemente influenciado por práticas como a cromoterapia, a gemoterapia (uso de cristais e pedras preciosas), o uso de florais e aromas, e de todas as terapias que dão suporte ao processo de auto-conhecimento.


Presentes da natureza
A ayurveda oferece dezenas de compostos orgânicos a base de ervas, frutas, legumes, óleos vegetais e essenciais, mel, ceras, manteigas, cereais, argilas, pedras preciosas e leites para potencializar a beleza da pele, cabelos e unhas. Estes ingredientes naturais além de tratar o corpo físico tem a capacidade de influenciar aspectos sutis e energéticos de nossos corpos. Faz ferramenta apenas de recursos naturais, animais e vegetais e preconiza que só devemos passar na pele e cabelos o que podemos colocar dentro de nossas bocas. Considera ainda o potencial energético de todos os elementos utilizados dentro dos tratamentos externos e não unicamente o poder bioativo.

Para o ayurveda, a beleza acontece de dentro para fora mas também pode ser influenciado por rituais de beleza externos, por isso um tratamento de beleza ayurvédico compreende terapêutica para todos estes fatores: orientações alimentares, uso de ervas e rotina diária, procedimentos como massagens com óleos medicados, leites e cereais, exfoliações com pós de ervas, pastas medicinais com argilas, mel e outros elementos naturais, saunas aromáticas e máscaras faciais terapêuticas. 
A ayurveda nos orienta plenamente a tecer atitudes de consciência e responsabilidade e acredita que apenas nutrindo bons hábitos de forma global bordamos beleza aos nossos corpos e nos tornamos mais saudáveis e conectados com o meio em que vivemos, com nossas mentes e corpos e também com o nosso espírito.


Ritual de beleza:
conectando com a vitalidade
Eleja um dia espeacial, uma tarde ou uma manhã, pode ser em casa ou com um terapeuta orientando ou te presenteando com um tratamento. Reserve alguns minutos para de observar, primeiro externamente em frente a um espelho: quem sou eu? O que a minha pele diz sobre mim? Depois leve o olhar para dentro fechando os olhos e conduzindo a atenção para a respiração por alguns minutos. Abra o olhos e inicie seu ritual:
Presenteie o cabelo e a face com uma máscara de mel por 30 minutos fazendo uma leve e carinhosa massagem com movimentos circulares usando a ponta dos dedos. Tome um banho com ervas, espalhe um óleo aromático pelo corpo próprio para seu biotipo e vista-se para um encontro especial: a sua divindade interior. Caminhe descalço na luz do sol ou sob a luz da lua invocando a sua beleza e nutrindo-se de tudo que a natureza generosamente te oferece todos os dias. Agradeça sempre.  

Um comentário:

  1. Que beleza...!
    Adorei o aspecto "mágico" o brilho no olhar e a conexão interna... Bem verdade é que isso que faz as pessoas ficarem radiantes!
    Grande abraço

    ResponderExcluir